domingo, 23 de agosto de 2009

As práticas espaciais

Sendo constantemente alterado pelo trabalho humano, o espaço geográfico sofre intensas ações denominadas Práticas Espaciais. Vejamos, a seguir, as principais práticas que promovem alterações na organização e produção do espaço geográfico.
. Seletividade espacial – a instalação de uma fábrica, de um estabelecimento comercial (supermercado, por exemplo) ou até mesmo o cultivo de uma área agrícola, exigem um conjunto de condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Assim, os empreendimentos que são promovidos no espaço geográfico são fruto de uma seletividade.
. Marginalização espacial – ocorre quando uma área entra em crise ou declínio condicionado por algum fato de ordem econômica, social ou política. Por exemplo, a crise no setor agrícola cearense gera marginalização espacial nos municípios dependentes desta atividade econômica.
. Agregação – desagregação – remembramento espacial – o espaço geográfico sofre constantes divisões políticoadministrativas, além de fusões e desagregações entre empresas. Assim, novos estados, municípios, países e empresas são criados, resultantes da fragmentação de outros, ou então ocorre o contrário: fusões entre empresas (AmBev), países (RDA e RFA= Alemanha atual) etc.
. Reprodução espacial da região produtora – ocorre quando algum empreendimento procura garantir, a longo prazo, suas condições de atuação. Neste caso, vejamos o que aconteceu com a multinacional alemã do setor farmacêutico MERCK DO BRASIL LTDA: procurando garantir matéria-prima para a produção de certos medicamentos, através da extração de folhas do jaborandi na Floresta Amazônica, no oeste do Maranhão e sabendo que esta planta está ameaçada de extinção, por conta da sua ininterrupta exploração, a empresa tem investido maciçamente na plantação do jaborandi, garantindo desta maneira, para o futuro, os seus negócios no setor.
. Antecipação espacial – geralmente essa prática se dá quando os investimentos são antecipados visando uma exploração futura do poder público, objetivando a valorização do imóvel. Por exemplo, o investidor adquire um terreno teoricamente sem valor elevado por falta de infraestrutura, posteriormente ele explora o poder público obrigando que o mesmo faça investimentos na área, alterando assim a valorização do imóvel.

14 comentários:

  1. Muito bom
    Linguagem simples, fácil e direta.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, o livro que estou lendo para apresentar um trab. está complexo e aqui está muito clara a explicação.
    Agora entendi sobre as práticas espaciais.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muita fácil de entender. Obrigada Professor.

    ResponderExcluir
  4. Melhor que muito livro que trata do mesmo tema. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a explicação. Obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a explicação. Obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a explicação. Obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. Muito claro seu entendimento, facilitando o meu também. Gostaria que você ainda continue se possível com o seu ponto de vista sobre isso: " um entendimento crítico e reflexivo sobre os processos sociais e práticas espaciais que desencadeiam no espaço geográfico ". Aguardo amigo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir