domingo, 23 de agosto de 2009

O conflito de Chiapas

Chiapas é um Estado do México. A capital é Tuxtla Gutiérrez. Limita ao norte com Tabasco, com Oaxaca e com Veracruz, e ao oeste com o Oceano Pacífico. Um terço de sua população é descendente dos maias, sendo que muitos deles não falam espanhol.
Desde 1994, Chiapas ficou famosa pela insurreição do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) dividindo o México em dois lados: Governo do México e Zapatistas, atualmente são 32 municípios autônomos Zapatistas em Chiapas.

Fortemente cercados pelo Exército, os militantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) apóiam a candidatura de
Pablo Salazar, na liderança de uma frente de oito grupos de oposição ao governo do estado de Chiapas, em agosto de 2000. Salazar vence Sami David, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), e garante empenho nas negociações de paz. A rebelião zapatista no estado mais pobre do México começa em 1994. Apesar dos duros combates iniciais contra as tropas do governo, o EZLN aposta em ações pacíficas e de impacto - como a ocupação de povoados e a organização de congressos políticos internacionais no meio da selva de Chiapas. Sua plataforma, transmitida pelo principal porta-voz, o subcomandante Marcos, prevê a democratização do país e a ampliação da autonomia e das oportunidades para os grupos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário