domingo, 23 de agosto de 2009

Os princípios geográficos

PRINCÍPIO DA EXTENSÃO: elaborada pelo alemão Ratzel, esse principio entende que um território se comporta como corpos orgânicos em plena se seletividade natural das espécies, ou seja, um território que esteja em crescimento econômico, cultural e político, tem que se expandir. A idéia de expansão era associada ao tamanho do território e Ratzel entendia que todo território esta em movimento, ou em crescimento ou desaparecendo.Também foi Ratzel que elaborou a teoria do DETERMINISMO GEOGRÁFICO. Essas teoria entende que o ser humano é fruto das características físicas do local onde vive, ou seja, a natureza determina as características do ser humano.EXEMPLO: o Brasil, mesmo sendo um país tropical, cheio de frutas nascidas naturalmente e por isso tem população pouco esforçada (determinismo), tem crescido economicamente. Esses crescimento levará o país a um domínio territorial sobre Paraguai e Uruguai, país em crise muito aguda.
PRINCÍPIO DA ANALOGIA: por Ritter e La Blache, criaram a clássica escola francesa de geografia. Esse principio entende que a geografia deve descrever áreas (clima, vegetação, relevo, economia) diferentes e assim, iniciar a comparação. A idéia era de uma geografia sem pretensões de julgar um país, apenas compara-los uns aos outros.EXEMPLO: na medida em que o Brasil tem clima tropical úmido em seu litoral, que possibilita o plantio de inúmeras frutas grandes e suculentas, a europa com seu clima Temperado só permite o plantio de frutas menores, como amoras, cerejas e uvas nos locais mais quentes.
PRINCÍPIO DA CONEXIDADE: Jean Brunhes elaborou a análise geográfica que parte da relação entre determinadas áreas e momentos históricos específicos.EXEMPLO: a Zona da Mata Nordestina foi seriamente derrubada no período em que os países da OPEP resolveram baixar a produtividade de petróleo em 1973. desse modo o governo federal criou incentivos para a substituição da vegetação natural pela cana de açúcar para desenvolver álcool combustível.
PRINCÍPIO DA ATIVIDADE: também por Jean Brunhes, entende que a geografia deve analisar a realidade levando em consideração a continuidade dos fatos, que a relação sociedade x natureza é contínua e ininterrupta.EXEMPLO: a Zona da Mata Nordestina foi seriamente derrubada e ao que parece continuará até que não sobre mais vestígio da vegetação natural. Isso se passa por que o processo colonial do país iniciou no litoral nordestino, formando várias cidades que hoje são as capitais dos estados, a cana colonial e o pró-álcool também tiveram seu papel na substituição da vegetação. Os novos investimentos do governo federal na região certamente terá seu papel nessa história, na medida em que a região se capitaliza, cria-se mais empregos, mais mercado consumidor que atrai mais industrias que consumirão mais matérias primas e ocuparão mais espaços, talvez em área hoje coberta com resquício de vegetação.
PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE: criado por Alexander Von Humboldt, entende que toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei. Tudo o que você faz, pensa, sente toda ação e reação desencadeada por esses pensamentos, atitudes e sentimentos, provocam uma resposta consequente e subsequente.
Há uma estreita relação em todas as coisas. O simples fato de eu estar escrevendo esta matéria trará algumas consequências em minha vida, e provavelmente trará algumas consequências na sua.
Essas consequências podem ser pequenas, grandes ou enormes, depende da reação de cada um a esta matéria. Ela poderá não atingi-lo em absolutamente nada, mas pode gerar um sentimento de necessidade por algum motivo, seja este consciente ou inconsciente
.

4 comentários:

  1. MEEU DEEEUS, concerteza isso me atingiu muito.
    hehehe adorei, muuito obrigada *-*
    uhsuahsuahsa
    isso me ajudou muito em um trabalho pude olhar aqui e tirar minhas proprias conclusões, sou uma aluna do primeiro ano.
    Gostei muito do seu bog, além de ter um OTIMO conteudo você escreve muito bem.
    Mais uma vez Obrigada.

    ass: Kase.

    ResponderExcluir
  2. valeu mesmo. foi de grande ajuda, pois não só pude entregar o trabalho perfeito, mas entendi tudo com clareza. ^^

    muito obrigada pela ajuda
    \o/

    ResponderExcluir
  3. Essa está sendo a melhor ajuda q recebi pois este mesmo será minha nota do 1° bimestre
    By: Duda

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer os princípios geográficos e a matéria me ajudara a concretizar a minha pesquisa sobre a problemática do uso dos mapas temáticos nas escolas mocambicanas

    ResponderExcluir